Catálogo Raisonné: Gravuras

O corpo de trabalhos aqui apresentado representa o total de gravuras produzidas por Gisela Waetge ao longo de sua trajetória. Sua aproximação e experiências com o campo da gravura pode ser dividida entre dois principais momentos. 

O primeiro, entre 2001-2002, é marcado pela participação da artista em um curso de gravura oferecido pelo artista Eduardo Haesbaert, na antiga sede da Fundação Iberê Camargo. Esse momento foi marcado por uma extensa experimentação, resultando em gravuras que entendemos serem de tiragem única. 

Um segundo momento, entre 2010-2013, se dá com a participação de Gisela no Programa de Residência no Atelier de Gravura da Fundação Iberê Camargo e sua exposição individual Base 12 – Base 9, no Museu do Trabalho, ocasião em que realizou uma gravura para o consórcio do museu. Em ambas as instituições, Gisela produziu obras com tiragens limitadas. 

Para fins de organização e sistematização do acervo, decidiu-se que (1) pertencerão às mesmas fichas catalográficas (e, portanto, ao mesmo código de acervo) as gravuras editadas juntamente com seus estudos (não assinados) e suas provas de artista, de estado e de cor; (2) as gravuras únicas são aquelas em que ou não há correspondência com as gravuras editadas ou em que há correspondência, porém se tratam de gravuras assinadas de forma distinta; (3) também pertencerão às mesmas fichas catalográficas gravuras que possuem correspondência com uma gravura assinada, mas não estão especificadas enquanto prova e não estão assinadas; (4) a indicação da tiragem e outras cópias está especificada no item “edição”; (5) correspondências entre obras, feitas pela equipe de catalogação, estão indicadas nas observações.

  • Categorias

  • Datas

  • Técnicas