Catálogo raisonné
GRAVURAS | DESENHOS | PINTURAS | OBJETOS TRIDIMENSIONAIS | ANOS DE FORMAÇÃO
A construção de um catalogue raisonné (em uma tradução livre, catálogo crítico), pressupõe uma pesquisa extensa e aprofundada das obras produzidas por um artista ao longo de sua carreira. A partir do olhar geral e da reflexão minuciosa sobre cada item, chega-se a uma sistematização do acervo, criada especificamente para atender às características do conjunto em questão.
O projeto de catalogação da obra de Gisela Waetge teve início em março de 2019. De lá para cá, o mergulho no acervo permitiu identificar cinco grandes categorias de obras: anos de formação, desenho, gravura, pintura e objeto tridimensional. Tais categorias funcionam aqui, no catálogo online, como filtro para a pesquisa. O visitante poderá navegar através dos campos disponíveis – categoria, período de produção, técnica ou título – para refinar a sua busca. Ao selecionar uma obra, tem-se acesso a sua ficha catalográfica completa, contendo informações como: título, data, técnica, dimensões, currículo da obra, código do acervo, localização e informações adicionais.
Na primeira etapa do projeto foi priorizado o acervo que está armazenado no Atelier das Pedras, antigo local de trabalho da artista. A categoria Gravuras é a primeira a ser disponibilizada para pesquisa pública. As demais seguem em processo de catalogação e passarão a integrar o Catálogo raisonné conforme as etapas de trabalho forem concluídas.
Ao tornar este projeto público, deseja-se que ele contribua de forma ativa para manter viva a obra e a memória de Gisela. Que o acesso gratuito ao seu acervo fomente novas pesquisas ligadas a diferentes áreas do conhecimento, e que estas permitam desdobramentos os mais variados no campo da cultura. Ao entregar à comunidade um catálogo desenvolvido e pensado em todas as suas especificidades, o projeto almeja transformar-se, também, em uma contribuição referencial no campo da conservação de acervos e de patrimônio histórico e cultural.